sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade

A aprendizagem é uma atividade que continua e estende - se ao longo da vida. Nos diferentes períodos da nossa vida, também temos diferentes fases de aprendizagem desde a infância até a terceira idade.

A aprendizagem não ocorre somente a na fase que se está na escola, é necessário reciclar novos conhecimentos, pois a vida nos pede isso, o mercado de trabalho pede a atualização e aprende coisas novas.

Pensamos que esse conhecimento deve se ter um limite até conseguimos um emprego com bom salário para sustentar a família, deixar a vida organizada para uma velhice de descanso, mas não é exatamente isso que está ocorrendo, a terceira idade está antenada e quer aprender ainda mais, pois os anos passaram e a tecnologia muda muito e eles querem estar por dentro desse novo tipo de informação, e também se divertir e uma maneira nova de ocupar a mente.


Significado de ensinar e aprender:
O conceito de aprender está vinculado ao ensinar.
A palavra ensinar vem do latim "insianare" significa "colocar signo"; já aprender também vem do latim  "apprehenaere" que significa "aprender", "prender", "compreender".
Assim dependemos do que entendemos por "ensinar" podemos ter o "aprender" no sentido de "reter", "memorizar" ou de "compreender".
Em um trabalho de Mizukami: as aulas expositivas enfatiza a transmissão de informação e portanto o "ensinar" é literalmente entendido e praticado.
Já segundo a visão de Paulo Freire: significa memorizar a informação que foi transmitida.


No decorrer da nossa vida temos diversas formas de aprender (aprendizagem na infância, na terceira idade e na escola e vida profissional) temos uma aprendizagem contínua no decorrer na nossa vida.

Aprendizagem na infância:
A criança antes de entrar na escola é motivada para a aprendizagem e assume uma atitude de ativa busca de informação. Ela tem o que Fisher (1999) denominou de predisposição para a aprendizagem, a criança busca informações realizando atividades que contribuem para a construção do seu conhecimento.


Aprendizagem na terceira idade:
É uma aprendizagem diferente, pois a pessoa já deixou a vida profissional, sua obrigação com a família e passa a dedicar seu tempo a coisas que gosta.
Essa é uma aprendizagem continuada e não memorizada, nesse caso os desafios são bem parecidos com os que temos na infância que é de ordem motora e ordem conceitual.


Aprendizagem na escola e na vida profissional:
Os estudantes devem ser formalmente ensinados, nessa fase somos receptores passivos de informação e adquirimos a ideia de que aprender não é legal e fazemos isso porque somos obrigados, para poder se formar e conseguir um bom emprego. É esse o pensamento nessa faixa etária.


Contudo a aprendizagem continuada ao longo da vida significa que se a pessoa tem o desejo de aprender, ela terá condições de fazer independente de como isso ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário