sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ciência Tecnologia e Sociedade a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio


Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, refletiu em mudanças de níveis econômicos, políticos e social.

Com todo esse desenvolvimento não podemos confiar excessivamente nelas, isto pode trazer riscos, nesta amnesia que o deslumbrante da modernidade tecnologia nos oferece, podemos esquecer que a ciência e tecnologia incorporam questões sociais, éticas e políticas.

É necessário que a população tenha acesso a tecnologia para ficar a par das questões referentes ao cotidiano, ter informações e participar dar opiniões sobre assuntos dos seus interesses, pois devemos nos considerar "atores sociais".

Cada cidadão tem seus valores e posturas sobre as questões Científico - tecnológicas". Tudo isso só será possível se debatermos assuntos de interesse da sociedade, para contribuir ao desafio de viver em uma sociedade voltada a democracia.

Com bases nesses assuntos foi elaborado o CTS ( ciência, tecnológia e sociedade). Esse manifesto existe desde 1970, tem sido base para construir currículos em vários países e principalmente na área educacional.

O principal tipo de investigação o CTS tem sido o educacional, onde traz novas propostas curriculares  dos conteúdos para colocar ciência e tecnologia com novas concepções vinculadas ao contexto social.

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