sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Texto: Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI

Segundo, Pedro Demo que é professor do departamento da Universidade de Brasilia (UNB), em Curitiba esteve em uma palestra promovida pela Faculdade Opet, onde o tema era: "Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola".

A palestra dizia que é fundamental o acesso a tecnologia para as crianças na escola.
O importante é criar nas escolas fontes novas de educação de interesse dos estudantes, utilizando meios que eles usam no dia - a - dia, como por exemplo, um jogo de internet, fazendo com que os alunos desenvolvam seu próprio jogo, criando suas regras e instruções de uso, coisas que prendem a atenção do aluno. Isso irá despertar a atenção dos alunos para as aulas, pois é uma aula diferente das tradicionais.

Para que isso aconteça as escolas tem que mudar e muito para acompanhar o ritmo dos alunos e o avanço da tecnologia que se atualiza diariamente. Os professores devem acompanhar diretamente esses avanços e trazer a sala aula novos recursos tecnológicos que estão ligados ao cotidiano desses alunos, para assim trazer a atenção dos estudantes para a aula dada.

Um outro fator que esta acontecendo é uma nova linguagem que está se criando entre os estudantes o  "Intermetês", é o inglês da internet, são palavras utilizadas na internet, como palavras em inglês e também abreviação de palavras como você (vc), também (tbm), etc.

Esse uso excessivo da linguagem "intemetês" dificulta muito a aprendizagem dessas crianças que estão começando ainda sua vida acadêmica, acaba impedindo a aprendizagem do português correto.

Já em relação as aulas dadas pelos professores, como já havia dito anteriormente é necessário modificar de acordo com o público que esta sendo lidado (nesse caso os estudantes), muitos professores não tem conhecimento e nem sabe utilizar novos recursos de tecnologia. Nesse caso é necessário buscar a aprender, fazer uma reciclagem, modificar o material pedagógico com conteúdos novos atualizados, e que no momento de determinado assunto citado em sala o aluno consiga se deparar com situações do seu dia - a - dia.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário